28.05.2012

CP Carga recebe últimos 20 vagões da EMEF

A CP Carga recebeu, no passado dia 24 de Maio, os últimos 20 vagões plataforma de 60 pés, de um total de 300 unidades.
Construídos nas instalações da EMEF no Entroncamento, estes vagões começaram a ser fabricados em 2008 sendo os primeiros vagões europeus a respeitar as recentes Especificações Técnicas de Interoperabilidade (vagões e ruído), com concepção e fabrico inteiramente nacional.

Com a aquisição destes novos vagões, a CP Carga fica assim melhor apetrechada para o serviço de transporte nacional e internacional de mercadorias em contentores e caixas móveis, competindo no mercado europeu com elevados padrões de qualidade e fiabilidade. Uma das vantagens destes novos vagões traduz-se na versatilidade de circulação em diferentes bitolas, permitindo o atravessamento de Espanha para França e circulação na Europa Central, mediante a mudança de rodados.

As ligações com os portos nacionais da orla atlântica irão igualmente beneficiar desta aquisição, prevendo a CP Carga uma maior transferência modal das cargas para a ferrovia e, por sua vez, uma maior penetração no hinterland ibérico, nomeadamente nos eixos Sines / Madrid / Barcelona, Leixões – Aveiro / Salamanca / Bilbau e Lisboa / Setúbal / Madrid.

Voltar a notícias