23.04.2012

Primeiro curso Life Rail em Portugal concluído com êxito

 

O primeiro Life Rail realizado em Portugal terminou no passado dia 18 de Abril, após três dias de intensivo trabalho, em que cerca de três dezenas de alunos percorreram, a bordo de um comboio da CP Carga e da CP, os principais terminais ferro-portuários nacionais: Sines, Aveiro e Setúbal.

Esta acção de formação, que permitiu conhecer “in loco” a operação nos terminais ferro-portuários, foi concebida de acordo com um ambicioso programa, incluindo aulas teóricas e práticas, com o objectivo de divulgar a realidade e as potencialidades das soluções intermodais de base ferroviária para o transporte de mercadorias.

Eduardo Rodés, Director da Escola Europeia de Short Sea Shipping, sublinhou a hospitalidade dos portugueses, destacando o empenho de todos os participantes e a importância desta iniciativa para os profissionais do sector ferro-portuário. No futuro, já se perspectiva uma segunda edição: “espero que possamos ter a oportunidade de organizar mais cursos como este, com uma abordagem co-modal, e que novas parcerias se estabeleçam”.

A realização do curso, da iniciativa da Escola Europeia de Short Sea Shipping, envolveu, para além da CP Carga, a APTMCD (Associação de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância), a CP – Comboios de Portugal E.P.e, o IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos), a Escola Náutica, a AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal) e as Administrações Portuárias de Sines, Aveiro e Setúbal, cujos contributos e participações foram determinantes para o sucesso desta iniciativa.

Voltar a notícias